A DEMOCRACIA ATENIENSE CLÁSSICA

Autores

  • Conrado Luciano Baptista

Palavras-chave:

Democracia, Atenas, História Clássica, Guerras

Resumo

A democracia ateniense se instaurou na Grécia Clássica, sendo o fundamento principal para a democracia moderna dos séculos XVII, XVIII e XIX. Essa democracia teve alguns princí­pios básicos inaugurados no século VII a.C, mas no século VI é ní­tido o abandono parcial da tirania opressora para um governo limitado na vontade de muitos cidadãos. Eis o problema central deste estudo: apontamentos da democracia ateniense como regime de governo. É comum alguns cientistas realizarem inúmeros questionamentos e debates sobre esse regime, buscando entender melhor a origem, o conceito, as repercussões, as principais caracterí­sticas etc. que ainda carecem de conclusões unãnimes sobre fatos históricos. Portanto, justifica-se o estudo em caráter de artigo que contribuirá para esse debate, com o objetivo principal de explorar as dimensões e implicações de tal regime no mundo clássico grego, e com o objetivo especí­fico de entender os desafios dessa democracia e se a história desse regime, de modo geral, apresenta um regime embasado em direitos básicos dos cidadãos. De antemão, como suposta hipótese, verifica-se que a democracia ateniense enfrentou muitas crises, pois a participação popular não se embasou verdadeiramente no princí­pio da igualdade, pois somente algumas pessoas poderiam ser consideradas cidades, onde os direitos básicos não eram de fato para todos. Por outro lado, realmente é difí­cil destacar uma verdadeira democracia neste perí­odo, se for levado em conta que o regime começou em plena tirania aristocrata e desenvolveu-se em meio a guerras, ambições polí­ticas e conflitos de classes sociais. Portanto, a metodologia se concentrará nas atividades crí­ticas da História Clássica como produto da pesquisa e o marco teórico nas citações de autores do perí­odo clássico.

Biografia do Autor

Conrado Luciano Baptista

É escritor, advogado, Especialista em Direito Público, Mestre em Teoria do Direito (Hermenêutica e Direitos Fundamentais) e professor. É um militante de causas sociais e políticas desde os 15 anos. Endereço para acessar. E-mail: [email protected]. Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/3578998606816231.

Downloads

Publicado

2014-11-01

Como Citar

Baptista, C. L. (2014). A DEMOCRACIA ATENIENSE CLÁSSICA. Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613, 9(16), 6–18. Recuperado de https://filosofiacapital.org/index.php/filosofiacapital/article/view/247