O PAPEL DO SENSO COMUM NA CIÊNCIA SEGUNDO BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS

Autores

  • Cleomar Cesar Macedo Costa Universidade Federal de Sergipe
  • Antônio Carlos dos Santos PUC-MG
  • Clézia de Souza dos Santos

Resumo

O estudo aqui empreendido repousa numa proposta de compreensão filosófica do –senso comum- em relação às concepções inerentes a teoria cientí­fica tradicional associada ao conhecimento cientí­fico, correlacionando-as com as construções hermenêuticas do jus filósofo português Boaventura de Souza Santos. Em meio à comunidade cientí­fica os trabalhos do referido filósofo o credenciam como importante intelectual da área das ciências sociais, cujo cerne situa-se na busca e desenvolvimento de uma –Sociologia das Emergências- para dar vazão e valorizar todas as experiências humanas, se contrapondo às concepções tradicionalistas nomeadas por ele como –Sociologia das Ausências-. A metodologia utilizada fora à pesquisa bibliográfica arrimada em alguns estudos do filósofo sob análise, publicações eletrônicas, revistas especializadas. O texto se encontra estruturado a partir de uma introdução onde a temática é apresentada, sendo sequenciado por um tópico versando sobre as concepções filosóficas esposadas por Boaventura Sousa sobre o senso comum, tendo como suporte teórico as discussões teóricas contidas em suas obras –A Crí­tica da razão indolente-, –Introdução a uma Ciência Pós-Moderna-; O estudo culmina com as considerações finais de caráter não conclusivo produzido pelo autor do artigo sobre a concepção de senso comum presente na filosofia de Boaventura e suas implicações cotidianas.

Biografia do Autor

Cleomar Cesar Macedo Costa, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe; Bacharel em Turismo pela Faculdade Estácio de Sergipe.

Antônio Carlos dos Santos, PUC-MG

Pós-Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP); Doutorado em Filosofia pela Université de Paris X, Nanterre, Paris X, França; Mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP); Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católicas de Minas Gerais (PUC).

Clézia de Souza dos Santos

Mestre em Desenvolvimento Regional e Gestão de Empreendimentos Locais pela Universidade Federal de Sergipe; Especialista em Gerenciamento Estratégico e Administração por Projetos pela Universidade Tiradentes; Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe.

Downloads

Publicado

2014-11-01

Como Citar

Macedo Costa, C. C., Santos, A. C. dos, & Santos, C. de S. dos. (2014). O PAPEL DO SENSO COMUM NA CIÊNCIA SEGUNDO BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS. Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613, 9(16), 92–98. Recuperado de https://filosofiacapital.org/index.php/filosofiacapital/article/view/258