A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM PARA OS DIAS ATUAIS

Autores

  • Ricardo de Moura Borges Escola Pedro Evangelista Caminha

Palavras-chave:

filosofia da linguage, discurso, retórica

Resumo

O presente artigo traça um panorama sobre a importância da filosofia da linguagem para os dias atuais, apontando alguns traços característicos para a produção do discurso, entendo ser o discurso direcionado para um determinado público especifico, o que faz com que o orador muna-se de ferramentas adequadas na produção de sentido. Com isso sabemos que a linguagem não é neutra, mas carregada de intencionalidades. A filosofia da linguagem, assim, busca identificar as nuances presentes entre aquilo que é expressado, seu contexto e sua intenção. A relevância da filosofia da linguagem está em descortinar o óbvio buscando compreender os verdadeiros jogos de linguagem nos diversos discursos. Palavras-chave: filosofia da linguagem; discurso; retórica.

Biografia do Autor

Ricardo de Moura Borges, Escola Pedro Evangelista Caminha

Graduado em Filosofia pelo Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí – ICESPI, Av. Palmeirais – Teresina - PI ( 2013); Graduado em História pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, campus Senador Helvídio Nunes de Barros – Picos PI ( 2016); Graduado em Licenciatura em Sociologia - UNINTER (2020); Pós Graduado Lato Sensu em História Indígena e Africana pela UNINTER; Pós Graduado Lato Senso em Metodologia do Ensino Religioso pela UNINTER ( 2018); Pós Graduado Lato Sensu em Filosofia pela Estácio de Sá ( 2018 ); Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú – Ceará ( 2018); Mestrando em Filosofia pelo Mestrado Profissional em Filosofia ( ProfFilo) - UFPI)

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Borges, R. de M. (2023). A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM PARA OS DIAS ATUAIS. Revista Filosofia Capital - ISSN 1982-6613, 19(25), 8–22. Recuperado de https://filosofiacapital.org/index.php/filosofiacapital/article/view/501